quarta-feira, 4 de novembro de 2015

154 ANOS DO NOSSO HINÁRIO: SALMOS E HINOS




Conheça um pouco dessa história:
O Hinário Salmos & Hinos, foi organizado pelo casal Dr. Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, fundadores da Igreja Evangélica Fluminense, a primeira Igreja Evangélica em língua portuguesa no Brasil no ano de 1855, com 50 salmos e hinos, foi usada pela primeira vez em 17 de novembro de 1861, seis anos depois de sua chegada ao Brasil. Esta coleção foi a primeira coletânea de hinos evangélicos em língua portuguesa organizada no Brasil. Inclusive foi usado como primeiro hinário por diversas denominações. Hoje com 154 anos, e com mais de 500 hinos é considerada uma das mais belas coleções de hinos já produzida para o seguimento cristão-protestante do Brasil.
Fonte: Wikipédia

Você Sabia!?
A Primeira edição de Salmos e Hinos foi impressa na Tipografia Universal de Laemmert, em 1861 No Rio de Janeiro, continha apenas 50 Cânticos e foi usado pela primeira vez em 17 de novembro de 1861 em um culto na Igreja Evangélica (Neste ano ainda não havia sido acrescentado o nome Fluminense, fato que só aconteceu em 1863).



Você Sabia!?
Esta foi a Terceira Edição de Salmos e Hinos (Porém a primeira com Partituras) - 1868, Esta foi na realidade a primeira Edição do atual Salmos e Hinos com Musicas Sacras, nome que tomou a coletânea com partitura a partir da sua segunda edição.




Você sabe quem foi?!
João Gomes da Rocha, filho adotivo do Casal Kalley, escreveu o livro Lembranças do Passado sobre o trabalho evangelístico que o Dr. Kalley realizou no Brasil. E cooperou ativamente com Dn. Sarah Kalley no preparo de algumas edições de Salmos e Hinos, após o falecimento de seu esposo.













12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá boa noite...qual o valor do Salmos e Hinos? Contém as partituras ou só as letras? Não me refiro a cifras e sim pautas...Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola,boa noite.
      A paz e graça sejam contigo.
      Tenho salmos e hinos com partitura 5ª edição com 652 hinos.
      Tenho e salmos e hinos com somente letra.
      Entre em contato:
      gerson whats 51 992878977
      gersoneziom@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. vc teria o salmos e hinos com cifras pra quem esta aprendendo tocar .. e gostaria de ajudar nos cultos tocando o mesmo , eu ja procurei em toda a internet, e so achei um caderno de cifras com 100 musicas, segundo o autor as mais cantadas . mais acho que as igrejas nao devem se limitar somente a 100 musicas ( cujo o caderno eu ja tenho) e pude observar a IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL é a unica que nao possui os hinos de sua historia em outras formas de leitura a nao ser a partitura. lamentável !!!

      Excluir
  7. Gostaria de conseguir a musica do verdadeiro hino 411 do Salmos e Hinos original "Porque minha alma estás assim tão fria, e tão dormente? Não diz Jesus: Se cres em mim Te salvo eternamente - Tens medo, ó alma, de morrer de morte eternamente ? Já ves o bicho a te roer? Já ves o fogo ardente?"

    ResponderExcluir